domingo, 28 de outubro de 2007

28 de OUTUBRO

Aqui estou novamente ,e desta vez não vou dizer mal de ninguém,antes pelo contrario.

Quero começar por informar que hoje ,dia 28 de Outubro o "GRANDE ROBALO",também conhecido por Luis Manuel Ribeiro Vieira faz 59 anos!
Um grande abraço de parabens e que possamos comemorar o dobro ( eu a pedir sou sempre assim,ambicioso...)

Não estou contigo hoje, mas talvez em breve te possa dar um abraço pessoalmente...

E já lá vão 59..como vão longe os dias do berlinde ,das leituras dos "condor " e dos "Mundos de aventura"...nem nos lembravamos de fazer politica ,nem futurologia ,nem pensar que um dia fizessemos 59 com saude,com filhos e quase reformados ou reformados mesmo.
Pois é amigo,pois foi amigo -passaram estes anos todos alguns muito perto, outros nem por isso.
Alguns mesmo muito longe.
Crescemos , divergimos e convergimos em algumas coisas,não todas... mas ficou uma amizade solida sem tempo,e sem fim .
Não quero saber das coisas menos boas,só recordar as boas e que são muitas e que nestas alturas me enchem duma nostalgia tremenda.
Mas a vida é assim ,sempre para a frente ,sem parar até ao dia...
Antigamente comemoravamos estas datas na feira nova ,às vezes atrás de um bolo com velas,rodeados dos amigos que então estavam cá todos.
Este ano, infelizmente,como em muitos anos anteriores não será assim ,mas mesmo longe da feira e dos bolos com velas,continuamos a estar jutos, sempre perto,muito perto uns dos outros ,mesmo os que não podem dar-te hoje um abraço fisico...

Mais uma vez PARABENS e que tudo de bom te aconteça!

Eu procurarei cá estar , para me congratular com os teus exitos e para te ir dando os parabens a 28 de outubro.
Prometo que estarei sempre perto...
Um forte abraço , sempre !

segunda-feira, 23 de julho de 2007

I HAVE A DREAM

...Subia-se pela estrada do Castelo ,fazendo curva após curva,num bom piso ,numa estrada com valetas bem construidas,e com uma passadeira lateral para peões (como se diz agora para jogging e cicling...) , sob a sombra das árvores há anos plantadas nas bermas ,fazendo daquele percurso um excelente local para um bom passeio ou para o treino de corrida dos mais aptos ou afoitos.

Ao longo do percurso um ou dois sitios onde beber um refresco ou descansar ,juntos a miradouros descobertos na subida,bem arranjados,com sombras apetitosas.
As casas que marginam o percurso,bem arranjadas e, pintadas com muitas flores eram um enquadramento aprazivel.
À chegada ,lá em cima ,a vila velha do Castelo fervilhava de visitantes que se dividiam pelo museu com exposições permanentes,pelas lojas de antiguidades e artesanato,pelas explanadas onde a ginginha era rainha agora com uma nova alternativa on the rocks, muito agradável no verão ,pelos cafés e restaurantes.
Viam-se muitos estrangeiros que tinham escolhido a pousada como base ,para a exploração das redondezas,e outros que tinham vindo fazer negócios com as empresas da zona.

Fátima,Tomar,Torres Novas,Batalha,as Grutas ,entre outras ,todas a mais ou menos a 20 Km eram um circulo fantástico de complementos turisticos para quem queria descansar e conhecer novas coisas na zona.
Actividades de fim de semana patrocinados pela Câmara ,como conferencias,jogos,exposições e lições sobre a historia de Ourém ,completavam as escolhas.
As ruas do velho burgo estavam muito bem tratadas ,com lojinhas e jardins muito agradáveis ,entremeados de miradouros.
Não se viam casas em ruínas nem terrenos baldios ,e o que se tinha construido de novo tinha respeitado a arquitectura da area ,sob forte vigilância da Câmara que não autorizava nada que não estivesse em conformidade(novos arquitectos com novas ideias...)
A sinalização local estava muito completa ,indicando as saídas ,as ruas ,os museus e exposições.
A Sé continuava linda por fora e bem recuperada no interior,onde se podia aceder a explicações sobre as pinturas que ali existem e sobre a cripta do Conde de Ourém,sua história e arquitectura.
O estacionamento, obviamente condicionado, tinha sido deslocado para um local apropriado,onde havia espaço e onde chegava um mini autocarro ,que fazia a ligação entre a parte mais alta da cidade ,o centro Histórico do Castelo e a parte mais baixa e cosmopolita.
Tambem no cimo, perto das velhas muralhas, mas sem as contaminar,havia uma estação donde saía o teleférico que fazia a ligação a Fátima ,trazendo e levando turistas e não só ,que usufruiam assim da possibilidade de gozarem uma fantástica viagem através de uma paisagem única.
Há noite todas as ruas estavam bem iluminadas com candeeiros de época muito bem integrados,podia-se passear ou usufruir dos bares da zona, onde se misturavam os turistas com os locais,trocando opiniões e crescendo na partilha do conhecimento.

Observava tudo isto passeando calmamente ,orgulhoso do que via na minha terra e abençoando aqueles que tendo sido eleitos para a Câmara há uns anos atrás , tinham revolucionado os hábitos e costumes,impondo uma nova era de boa gestão e bom gosto.

Já ninguém se lembrava dos BIMBOS...

Então, tive um súbito aperto o peito, uma falta de ar terrivel, tossi e acordei...
Que chatice! Tenho cada sonho...

sexta-feira, 13 de julho de 2007

A CÂMARA ARDENTE...

Vamos ter um novo edificio para a Câmara Municipal,ou Paços do Concelho como queiram.
Desconheço o projecto em pormenor,vi o esboço exterior no painel de obras,mais nada, mas já se vislumbram os contornos e adivinha-se o resto...
Quanto ao aspecto exterior é o que se esperava dos Bimbos,um bimbalhada !!!
Arquitectonicamente desajustado do enquadramento que lhe confere o antigo edificio,(se calhar vão deitá-lo abaixo ),e da zona, com linhas exteriores pseudo modernas, feias, sem gosto e descaracterizadas.
Nem é moderno nem clássico,não tem personalidade nem categoria para o fim a que se destina, é uma "coisa"arquitectónica inexpecifica, pobre e saloia.
Provavelmente imperará o aluminio e o cimento pintado de branco...
Seria bom que fosse a condizer com o edificio antigo, ou que o enquadrasse com uma estrutura de contraste total , em vidro por exemplo, que ressaltasse a fachada da velha Câmara,ampliando a sua área.
Mas não! Parece ser mais um exemplo de gosto arquitectónico duvidoso...
Provavelmenta terá algures uma grande varanda ,contornada com aluminio adonizado, proporcionando uma vista superior ao que resta da zona do antigo jardim , para discursos de ocasião e para as comemorações crónicas das vitórias eleitorais , que os clientes partidários tanto apreciam.
Com base nos exemplos já existentes, deve ter em frente um enorme calçadão contornado de palitos de ferro ,que criará uma zona de protecção para um monumento central ,que será "temático", em honra dos que tiveram e têm que aguentar com os Bimbos estes anos todos :um grande obelisco de betão ,forrado a pedra e com um pára-raios de aluminio no cimo , que terá na base uma singela inscrição:
"..Homenagem ao POVO de Ourém ,para lembrar aqueles que nos mantêem aqui há tantos anos, e esquecer os outros que só nos chateiam..."

Bem mas segundo o que li nos jornais locais, parece que há agora um grande problema ,este de outro tipo de "arquitectura"associado ao edificio:

-Começou-se a obra e agora não há dinheiro para a pagar.
Ora aqui está mais um exemplo de boa gestão ,de planeamento adequado e ainda falta saber o montante das derrapagens...
E agora?
Bem agora parece que se descobriu um remédio, amargo, que consiste em vender a meio da obra o edificio em construção e, começar desde já a pagar uma renda de aluguer da mesma que durará 40 (quarenta )anos!...
Isto é que é Gestão! Quem será que se vai "amanhar" com a manobra?..
Atira-se o pagamento para os próximos 40 anos ,que obviamente condicionará a gestão das próximas câmaras ,que terão à partida um encargo brutal que não deixará de condicionar outros investimentos futuros.
Uma burrada monumental é o que isto é ,mas de bimbalhadas destas já estamos habituados, mal, mas estamos.
Só me resta uma esperança,ténue mas uma ardente esperança: é que apareça um comprador que compre tudo,edificio,quem o projectou ,quem o aprovou e quem geriu a obra.

Assim, pagávamos na mesma, mas ver-nos-iamos livres desta praga que aqui anda!...

EXCÊNTRICO HISTÓRICO

Andas na zona Amigo Robalo , mas ainda não chegaste lá...

Como é boa esta troca de opiniões que nos aproxima ao fim de tantos anos , e como se prova , estar longe da vista não quer dizer longe do coração...

Quanto ao Centro histórico, nada tenho contra o seu alargamento a outras zonas , mas por favor mais calçadão não !

E quanto à zona do Castelo.verdadeiro Centro Histórico,como vai ser?
Vamos passar a chamar-lhe EXCÊNTRICO HISTÓRICO ???!!!!!...

E já agora , se mexerem mais por aí, aproveitem e plantem mais umas árvores ,mas mesmo árvores ,não aquela hipotese que decora a Avenida há tantos anos e que não é peixe nem carne ,até as laranjeiras de algumas cidades e vilas alentejanas ficam melhor; e não impeçam mais o estacionamento sem criar alternativas, pois os comerciantes irão sofrer ainda mais ...

A propósito , constou-me que se prepara outro Super-mega mercado ,para a zona do Vale da Aveleira, será?

Se for ,expliquem-me por favor onde está o beneficio para Ourem ,quais as contrapartidas que compensarão mais uma machadada no comercio ,ou quanto vão valorizar os terrenos da zona ...

Parece que afinal o poder de compra em Ourem é muito maior do imaginava ,pois chega para tudo ... ainda bem !

Cá fico espera do AKI, CONTINENTE, MAKRO , PINGO-DOCE, CARREFOUR, TOYS R US etc.,etc.

Afinal podem não haver muitas alternativas na area da cultura, desporto ou laser ,mas para as compras não faltarão...

Vai longe a criatividade dos Bimbos...

terça-feira, 10 de julho de 2007

...OS BIMBOS

... Claro que fiquei preocupado!Será que o que aprendi estava errado? Fui a correr ao dicionário ver em pormenor se a designação BIMBOS se adaptava ou não aos personagens a quem se destina, pois não é que o Luis ao fazer um simpatico comentario a este blogue se intitula ele Bimbo?!...

Dicionário na mão e o que o dito explicava era:
BIMBO tem como sinónimos : PIROSO,PAROLO,SALOIO.

Mas analisando estas explicações "dicionáricas" (?...-esta inventei agora)temos que:

PIROSO - utilizado para quem tem mau gosto ;- é obvio para mim , que está certo na aplicabilidade...

PAROLO - quer dizer :pouco evoluido,rude,grosseiro,comporta-se de forma pouco inteligente...-Também não tenho dúvidas aqui.

SALOIO - Diz-se dos campónios,rústicos,ardilosos (também conhecidos por chico-espertos), manhosos ... - Assenta como uma luva..

Face a estas explicações ,fiquei muito mais descansado e, posso agora afirmar sem reservas ,que continuarei a chamar BIMBOS aos BIMBOS.

Mas ,tambem confirmei o que já sabia: O Luis " Robalo" pode ter muitos defeitos mas não é bimbo!
Por isso caro Amigo não inventes outras alcunhas ,que não te ficam bem ,fica com a tua (não sei o porquê dela mas talvez alguem me explique um dia),és demasiado alto para desceres tão baixo...

Um abraço

domingo, 8 de julho de 2007

AS FESTAS E AS MEDALHAS..

Parece que houve há pouco tempo umas FESTAS EM OUREM ,comemorativas de uma coisa qualquer...

Infelizmente não pude estar presente ,mas também já sei que não perdi nada que valesse a pena.
Mas pelo que li,nos jornais de Ourem,não resisto á tentação de lembrar como eram antigamente as festas de Ourem:
Tinham uma comissão de extraordinarios voluntários ourienses , que conseguiam fazer do tempo das festas uma altura de grande vitalidade para a então Vila Nova de Ourem ,que se transformava durante alguns dias , normalmente um fim de semana alargado, num pólo de atracção turística .
Vinha gente de todo o concelho e de fora também ,porque as festas eram muito atractivas ,pois traziam a Ourem os grandes nomes do panorama musical e artístico da época.
Eram grandes noites de variedades musicais, com conjuntos afamados e bons á noite e, com variadas manifestações populares durante o dia em que ,activamente ou passivamente ,todos podiam participar.
Aproveitava-se para passear ,namorar e comprar umas rifas na quermesse.
Não se faziam grandes discursos ,nem se entregavam medalhas a torto e a direito...
De alguns anos a esta parte ,as coisas mudaram e, como não podia deixar de ser para pior.
Pelos vistos hoje tudo se resume , ou tem o seu máximo numa sessão da câmara ,com os discursos de auto elogio do costume e depois sublinham-se algumas instituições ou personagens que na opinião dos Bimbos se salientaram no burgo e arredores.
Não que eu ache mal,até acho bem.
Penso mesmo que é dever de uma comunidade enfatizar o que nela existe de bom e salientar os melhores .
Só gostava de conhecer o critério !...
Pois parece-me que se condecoram mais , os personagens a titulo de pagamento de favores ou antecipando outros que lhes serão pedidos a breve prazo, do que por mérito indiscutível ou por terem elevado bem alto o nome de Ourém.
Até para os próprios não se sentirem mal ,era bom que os critérios fossem mais transparentes,pelo menos para assegurarem o mérito e tirarem o peso subjectivo do compadrio,ou então as escolhas serem indiscutíveis,com uma fasquia bem alta para não vulgarizar as homenagens, e os homenageados.
Quanto às festas propriamente ditas ,valha-nos Deus...de tão pobres.
E o que dói mais é que esta era uma óptima altura para ,sem gastar dinheiro ,se fazerem festas com o melhor que há no concelho, quer a titulo musical ou do teatro por exemplo,quer a nível artístico ( umas exposições de artistas ourienses não ficariam mal) ,uma ou outra conferencia feita por uma personalidade de grande nível,manifestações desportivas com as equipas do concelho ,aproveitar para a revitalização da expo Ourem para mostrar as industrias do concelho ,etc.etc.

Pois é ! Só que para isto é preciso estar empenhado em servir as populações acima de qualquer outro objectivo mais pessoal...

Com estas "personalidades" tão pequenas e incultas como timoneiros,não se vai a lado nenhum!...

AS MOTAS ...........

Mais uma que me contaram:

Há uns tempos atrás houve a possibilidade de ser gravado em Ourem um Concerto musical que envolveu muitos e excelentes músicos e cantores liderados por um grande tenor que adora Portugal e Ourem, Giovani d,Amore .
O concerto realizou-se na quinta de um ilustre Ouriense na Carapita , e foi um êxito.
Os seus dinamizadores , todos irmanados em adquirir fundos para fins humanitários,ultimo objectivo do CD que se iria gravar a partir desse concerto,procuraram apoios junto das empresas da região e não só ,que ajudaram dentro das suas possibilidades e fazendo fé nos organizadores e na qualidade dos intervenientes.
Conseguiu-assim montar um fantástico palco e um estúdio de som que permitiu a gravação profissional de todo o concerto ,para efeitos da publicação posterior de um CD.
Nas semanas que precederam o dito, e na fase de contactos e solicitação de apoios,foram os organizadores à Câmara pedir apoio :-que não ,não podia ser não havia verba ...,blá ,blá ,blá
Feita a competente insistência e chamada de atenção sobre a importância cultural para a cidade de tal evento e , do partido que se poderia tirar dele na divulgação do concelho e das suas capacidade, o BIMBO responsável por um tal chamado Pelouro da cultura ,respondeu para finalizar com a conversa:-Sabe a Câmara não está muito virada para esse tipo de coisas ,nós agora estamos mais interessados no Motocross !!!...
Perante esta resposta do BIMBO CULTURAL , claro que nada havia a contrapor nem a argumentar.
Na noite do evento ,estranhava-se a ausência de um qualquer Bimbo no concerto ,pois a assistência era muita ,vinda sobretudo de Lisboa e Coimbra e obviamente ourienses,provavelmente andavam a treinar os ouvidos ao som dos motores das motas no motocross.

Mas ninguém diz a estes gajos que "uma coisa é uma coisa e..outra coisa é outra coisa ?"

Aqui mais esta história para que se veja a quem o Concelho de Ourem está entregue....

segunda-feira, 2 de julho de 2007

OS BIMBOS E A JUVENTUDE OURIENSE

Hoje vou escrever sobre o JUVENTUDE OURIENSE ,talvez o maior responsável nesta altura pela divulgação de OUREM ,ou pelo menos por uma imagem positiva acerca de Ourem neste País.
Todos sabem como começou,como cresceu ,come é agora e onde está em termos desportivos.
Há uns tempos atrás, estava eu a assistir a uma dessas muitas tardes de glória que o Juventude nos proporcionou este ano, fora de portas ,por acaso um local de muita tradição no hoquei nacional , quando a certa altura após nos adiantarmos no marcador , um apoiante da equipa da casa sentado a meu lado, e que não sabia quem eu apoiava,me perguntou :
-mas quem são estes gajos de quem nunca ouvi falar?
Lá expliquei de onde eram, e aí veio outra pergunta :e isso fica onde?
Mais explicações (perto de Leiria .perto de Tomar...) tentando fazer luz sem falar de Fátima ...,mas nada .
Tive nesmo que referenciar Fátima para chegarmos a Ourém.
Dir-me-ão que é normal,pois Fátima é conhecida mundialmente e Ourem não.
É verdade sim senhor,mas porquê?
Ourem é sede de concelho de que Fátima faz parte,mas não é nunca associado ,nem sequer enfatizado minimamente,pelo menos para dizer que depois do Reitor quem manda lá somos nós,ou não seremos?...
Bem e que tem isto a ver com o JUVENTUDE?
Tem ,e tem porque hoje, o Juventude é a única equipa do concelho que alguma vez esteve e está num campeonato nacional da primeira divisão ,com tudo o que isso implica em termos de notoriedade para o clube ,para a cidade e para todos os Ourienses (até para os BIMBOS ... que estão na Câmara).
Por falar neles, nos que nunca apoiaram como deviam , o esforço (milagre fica melhor e é mais correcto...), que uma fantástica direcção fez com os meios limitadíssimos que teve ,por falar neles dizia, aposto que , irão apoiar mais e melhor a equipa de futebol profissional que o Fátima tem na segunda divisão do campeonato ,que o Juventude que esteve e está na Primeira.
Porquê ? Porque os Bimbos são miopes ,têm mau gosto ,sâo sectários e não são de Ourem.
O pavilhão de Ourem é o pior do Concelho e é nele que joga o Juventude ,mas os outros já tem um estadio(é o que dizem as placas de indicação de direcção postas numa das rotundas de Fátima...), e se calhar vão ter um piso novo no campo ,e já têm um Pavilhão melhor ,e se calhar vão ter um subsídio maior .
Tudo bem que apoiem quem merece e eles tambem merecem ,mesmo que os resultados tenham sido obtidos com muitos apoios, mas não se esqueçam do JUVENTUDE, da tradição que o hoquei tem em Ourem , no carinho que todos os Ourienses têm e sempre tiveram pelo hoquei ,nem quem está na Primeira divisão.
Tirem partido disso, ponham Ourem no mapa, publicitem nas camisolas,nos calções, no pavilhão, nos sticks, onde quiserem ,mas utilizem-nos como divulgadores de Ourem,da nossa história,do nosso castelo etc.
Não se esqueçam que emprestar só uma camionetazita para levar os jogadores,e nem sequer pagar ao motorista da câmara para conduzir o autocarro ,não chega !!!

É que ter uma possibilidade destas de divulgar Ourem e não aproveitar, é demasiado estúpido mesmo para quem não tem intelingencia nenhuma , e será uma mais uma forma de ficarem mal na fotografia...

domingo, 3 de junho de 2007

O CALÇADÃO de OUREM

Sempre me chocou o conformismo excessivo.
Na minha opinião existe ou por ignorância,ou por medo,ou por demissão de sentido social ,ou por falta de coragem.
Vem isto a propósito de uma doença que começou há uns anos atrás ,não muitos ,atingindo todo coração da cidade (há uns BIMBOS que dizem que é o centro histórico...,como se meia duzia de casas , que de histórico nada têm , pudessem ser chamadas históricas por estarem a cair) , e que depois de ter arrancado todas as arvores da principal praça da cidade ,arrasou os seus jardins e empedrou toda a zona ,e plantou palitos de ferro em todos os passeios circundantes .
Acabaram as zonas verdes no centro da cidade,acabaram as poucas sombras que existiam e permitiam que as pessoas se sentassem nuns bancos de jardim conversando com amigos,e acabou o estacionamento à superficie ,o que até nem estava mal se tivessem criado estacionamentos subterraneos.

Mas nada disto aconteceu e, o que vemos agora:

-sombras só as das explanadas do Café Central e da Belle Epoque ,pequenas e privadas ...
-estacionamento inexistente ...
-policias a multar quem pára fora do sítio...
-o comercio tradicional a fechar
-as poucas lojas , duma especie de centro comercial da zona ,vazias e sem ninguem que as compre ou alugue ...
-um vazio de pessoas ,onde antigamente se viam centenas...

...E ninguem protesta?!...

-Ninguem se mobiliza para dizer aos BIMBOS que aquilo está mal e que deve ser mudado?
-Nenhum dos comerciantes da zona pede responsabilidades aos BIMBOS?

Isto ,começa a ser comodismo a mais ! Porquê?
Será que alguma das razões que indico acima é responsável?

Por outro lado ,será que os BIMBOS não percebem , que matar o comercio na zona central da cidade é um prejuizo para todos ,incluindo quem recebe os impostos ,que obviamente não se pagam quando não há lucros ?

Exterminar zonas de lazer ou de convivio para a população é anti social !

Quem se deixa fascinar por um calçadão ,destruindo as arvores e não optando pelos canteiros e pela relva ,deve ter um grave trauma de infância (se calhar cresceram à pedrada), mas para tudo há remédio ... menos para a morte, diz o povo , será?

Veremos quem se conforma ...

quinta-feira, 31 de maio de 2007

TÁ NA HORA !!!!!!!!!

Pois é ,está na hora.
Agora decidi-me e não há nada mais a fazer ,daqui ,só há um caminho : para a frente !
Porquê?
Porque amo OUREM ,porque estou fascinado com os blogues dos meus amigos de Ourem ,porque recordar os amigos é bom,porque ajudar a melhorar Ourem é imperioso ,porque somos poucos a dizer NÃO ,porque acho que tambem posso gritar aqui algumas das coisas que se dizem em voz baixa ou que se pensam e nem se sequer se dizem...
Contestavel ,porque foi uma sugestão do meu filho e porque serve em dois sentidos:de cá para lá e de aí para aqui.
Como tambem penso que cautelas e caldos de galinha nunca fizerm mal a ninguem ,e porque não procuro protagonismo ,vai sob pseudonimo .
Assim vai ser mais engraçado ....

Um abraço a todos e contem comigo !