domingo, 8 de julho de 2007

AS FESTAS E AS MEDALHAS..

Parece que houve há pouco tempo umas FESTAS EM OUREM ,comemorativas de uma coisa qualquer...

Infelizmente não pude estar presente ,mas também já sei que não perdi nada que valesse a pena.
Mas pelo que li,nos jornais de Ourem,não resisto á tentação de lembrar como eram antigamente as festas de Ourem:
Tinham uma comissão de extraordinarios voluntários ourienses , que conseguiam fazer do tempo das festas uma altura de grande vitalidade para a então Vila Nova de Ourem ,que se transformava durante alguns dias , normalmente um fim de semana alargado, num pólo de atracção turística .
Vinha gente de todo o concelho e de fora também ,porque as festas eram muito atractivas ,pois traziam a Ourem os grandes nomes do panorama musical e artístico da época.
Eram grandes noites de variedades musicais, com conjuntos afamados e bons á noite e, com variadas manifestações populares durante o dia em que ,activamente ou passivamente ,todos podiam participar.
Aproveitava-se para passear ,namorar e comprar umas rifas na quermesse.
Não se faziam grandes discursos ,nem se entregavam medalhas a torto e a direito...
De alguns anos a esta parte ,as coisas mudaram e, como não podia deixar de ser para pior.
Pelos vistos hoje tudo se resume , ou tem o seu máximo numa sessão da câmara ,com os discursos de auto elogio do costume e depois sublinham-se algumas instituições ou personagens que na opinião dos Bimbos se salientaram no burgo e arredores.
Não que eu ache mal,até acho bem.
Penso mesmo que é dever de uma comunidade enfatizar o que nela existe de bom e salientar os melhores .
Só gostava de conhecer o critério !...
Pois parece-me que se condecoram mais , os personagens a titulo de pagamento de favores ou antecipando outros que lhes serão pedidos a breve prazo, do que por mérito indiscutível ou por terem elevado bem alto o nome de Ourém.
Até para os próprios não se sentirem mal ,era bom que os critérios fossem mais transparentes,pelo menos para assegurarem o mérito e tirarem o peso subjectivo do compadrio,ou então as escolhas serem indiscutíveis,com uma fasquia bem alta para não vulgarizar as homenagens, e os homenageados.
Quanto às festas propriamente ditas ,valha-nos Deus...de tão pobres.
E o que dói mais é que esta era uma óptima altura para ,sem gastar dinheiro ,se fazerem festas com o melhor que há no concelho, quer a titulo musical ou do teatro por exemplo,quer a nível artístico ( umas exposições de artistas ourienses não ficariam mal) ,uma ou outra conferencia feita por uma personalidade de grande nível,manifestações desportivas com as equipas do concelho ,aproveitar para a revitalização da expo Ourem para mostrar as industrias do concelho ,etc.etc.

Pois é ! Só que para isto é preciso estar empenhado em servir as populações acima de qualquer outro objectivo mais pessoal...

Com estas "personalidades" tão pequenas e incultas como timoneiros,não se vai a lado nenhum!...

Sem comentários: