sexta-feira, 13 de julho de 2007

A CÂMARA ARDENTE...

Vamos ter um novo edificio para a Câmara Municipal,ou Paços do Concelho como queiram.
Desconheço o projecto em pormenor,vi o esboço exterior no painel de obras,mais nada, mas já se vislumbram os contornos e adivinha-se o resto...
Quanto ao aspecto exterior é o que se esperava dos Bimbos,um bimbalhada !!!
Arquitectonicamente desajustado do enquadramento que lhe confere o antigo edificio,(se calhar vão deitá-lo abaixo ),e da zona, com linhas exteriores pseudo modernas, feias, sem gosto e descaracterizadas.
Nem é moderno nem clássico,não tem personalidade nem categoria para o fim a que se destina, é uma "coisa"arquitectónica inexpecifica, pobre e saloia.
Provavelmente imperará o aluminio e o cimento pintado de branco...
Seria bom que fosse a condizer com o edificio antigo, ou que o enquadrasse com uma estrutura de contraste total , em vidro por exemplo, que ressaltasse a fachada da velha Câmara,ampliando a sua área.
Mas não! Parece ser mais um exemplo de gosto arquitectónico duvidoso...
Provavelmenta terá algures uma grande varanda ,contornada com aluminio adonizado, proporcionando uma vista superior ao que resta da zona do antigo jardim , para discursos de ocasião e para as comemorações crónicas das vitórias eleitorais , que os clientes partidários tanto apreciam.
Com base nos exemplos já existentes, deve ter em frente um enorme calçadão contornado de palitos de ferro ,que criará uma zona de protecção para um monumento central ,que será "temático", em honra dos que tiveram e têm que aguentar com os Bimbos estes anos todos :um grande obelisco de betão ,forrado a pedra e com um pára-raios de aluminio no cimo , que terá na base uma singela inscrição:
"..Homenagem ao POVO de Ourém ,para lembrar aqueles que nos mantêem aqui há tantos anos, e esquecer os outros que só nos chateiam..."

Bem mas segundo o que li nos jornais locais, parece que há agora um grande problema ,este de outro tipo de "arquitectura"associado ao edificio:

-Começou-se a obra e agora não há dinheiro para a pagar.
Ora aqui está mais um exemplo de boa gestão ,de planeamento adequado e ainda falta saber o montante das derrapagens...
E agora?
Bem agora parece que se descobriu um remédio, amargo, que consiste em vender a meio da obra o edificio em construção e, começar desde já a pagar uma renda de aluguer da mesma que durará 40 (quarenta )anos!...
Isto é que é Gestão! Quem será que se vai "amanhar" com a manobra?..
Atira-se o pagamento para os próximos 40 anos ,que obviamente condicionará a gestão das próximas câmaras ,que terão à partida um encargo brutal que não deixará de condicionar outros investimentos futuros.
Uma burrada monumental é o que isto é ,mas de bimbalhadas destas já estamos habituados, mal, mas estamos.
Só me resta uma esperança,ténue mas uma ardente esperança: é que apareça um comprador que compre tudo,edificio,quem o projectou ,quem o aprovou e quem geriu a obra.

Assim, pagávamos na mesma, mas ver-nos-iamos livres desta praga que aqui anda!...

Sem comentários: