segunda-feira, 23 de julho de 2007

I HAVE A DREAM

...Subia-se pela estrada do Castelo ,fazendo curva após curva,num bom piso ,numa estrada com valetas bem construidas,e com uma passadeira lateral para peões (como se diz agora para jogging e cicling...) , sob a sombra das árvores há anos plantadas nas bermas ,fazendo daquele percurso um excelente local para um bom passeio ou para o treino de corrida dos mais aptos ou afoitos.

Ao longo do percurso um ou dois sitios onde beber um refresco ou descansar ,juntos a miradouros descobertos na subida,bem arranjados,com sombras apetitosas.
As casas que marginam o percurso,bem arranjadas e, pintadas com muitas flores eram um enquadramento aprazivel.
À chegada ,lá em cima ,a vila velha do Castelo fervilhava de visitantes que se dividiam pelo museu com exposições permanentes,pelas lojas de antiguidades e artesanato,pelas explanadas onde a ginginha era rainha agora com uma nova alternativa on the rocks, muito agradável no verão ,pelos cafés e restaurantes.
Viam-se muitos estrangeiros que tinham escolhido a pousada como base ,para a exploração das redondezas,e outros que tinham vindo fazer negócios com as empresas da zona.

Fátima,Tomar,Torres Novas,Batalha,as Grutas ,entre outras ,todas a mais ou menos a 20 Km eram um circulo fantástico de complementos turisticos para quem queria descansar e conhecer novas coisas na zona.
Actividades de fim de semana patrocinados pela Câmara ,como conferencias,jogos,exposições e lições sobre a historia de Ourém ,completavam as escolhas.
As ruas do velho burgo estavam muito bem tratadas ,com lojinhas e jardins muito agradáveis ,entremeados de miradouros.
Não se viam casas em ruínas nem terrenos baldios ,e o que se tinha construido de novo tinha respeitado a arquitectura da area ,sob forte vigilância da Câmara que não autorizava nada que não estivesse em conformidade(novos arquitectos com novas ideias...)
A sinalização local estava muito completa ,indicando as saídas ,as ruas ,os museus e exposições.
A Sé continuava linda por fora e bem recuperada no interior,onde se podia aceder a explicações sobre as pinturas que ali existem e sobre a cripta do Conde de Ourém,sua história e arquitectura.
O estacionamento, obviamente condicionado, tinha sido deslocado para um local apropriado,onde havia espaço e onde chegava um mini autocarro ,que fazia a ligação entre a parte mais alta da cidade ,o centro Histórico do Castelo e a parte mais baixa e cosmopolita.
Tambem no cimo, perto das velhas muralhas, mas sem as contaminar,havia uma estação donde saía o teleférico que fazia a ligação a Fátima ,trazendo e levando turistas e não só ,que usufruiam assim da possibilidade de gozarem uma fantástica viagem através de uma paisagem única.
Há noite todas as ruas estavam bem iluminadas com candeeiros de época muito bem integrados,podia-se passear ou usufruir dos bares da zona, onde se misturavam os turistas com os locais,trocando opiniões e crescendo na partilha do conhecimento.

Observava tudo isto passeando calmamente ,orgulhoso do que via na minha terra e abençoando aqueles que tendo sido eleitos para a Câmara há uns anos atrás , tinham revolucionado os hábitos e costumes,impondo uma nova era de boa gestão e bom gosto.

Já ninguém se lembrava dos BIMBOS...

Então, tive um súbito aperto o peito, uma falta de ar terrivel, tossi e acordei...
Que chatice! Tenho cada sonho...

Sem comentários: